Oscar 2011 – Os Indicados

Oscar 2011

Nesta última terça-feira (25/01) o presidente da academia Tom Sherak, acompanhado pela atriz Mo’nique, (vencedora do oscar de melhor atriz coadjuvante em 2010) anunciaram os indicados ao oscar nas dez principais categorias: atriz coadjuvante, ator coadjuvante, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor roteiro adaptado, melhor filme estrangeiro, melhor animação e, finalmente, melhor filme.

Muito já se era esperado com base em especulações de críticos e premiações realizadas nestes meses anteriores ao oscar. A disputa, a princípio, girava em torno de “a rede social “o discurso do rei” e “a origem”. Porém, a grande surpresa foi Bravura indômita, uma refilmagem do clássico de faroeste de 1969. O filme recebeu dez indicações ao oscar (sendo o segundo colocado, perdendo apenas para “o discurso do rei”), incluíndo melhor filme, diretor (Joel e Ethan Coen), ator (Jeff Bridges) e atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld). Creio que neste exato momento, John Ford (renomado diretor de faroestes) deve estar se contorcendo em seu túmulo, pois nenhum filme desta categoria recebeu tantas indicações até hoje. Lendo alguns dos “posts” na internet referentes ao assunto, percebi que muitas pessoas se mostraram surpresas e até desapontadas por Christopher Nolan não ter recebido sua merecida indicação de melhor diretor por “a origem”. Ana Maria Bahiana, crítica do Uol cinema questiona: será que o filme “…se dirigiu sozinho? E se montou sozinho também?”

A história mais uma vez se repete: um filme dramático, uma história real bate a ficção científica, do mesmo modo como foi para Star Wars (que teve nove indicações, mas, naquele ano perdeu para Noivo neurótico, noiva nervosa, de Woody Allen) e Avatar, de James Cameron. Assim como no passado, creio que “a origem” irá arrematar em categorias técnicas, como direção de arte, edição de som, mixagem e efeitos visuais.

Na categoria de melhor diretor, aquele que mais se desponta, na minha opinião, é o David Fincher, pois é o único diretor a ser indicado ao Oscar por esta categoria e não ter levado a estatueta para casa.Com este trabalho, Fincher foi muito bem recebido e elogiado pela crítica, sendo o ganhador de prêmios como o Globo de ouro, indicações ao BAFTA (o “oscar” britânico) e o Directors Guild Award, entre outros. Seu maior concorrente nesta categoria são os irmãos Coen, que já receberam 11 indicações nas categorias de melhor filme, diretor e roteiro em anos anteriores.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, Biutiful é o filme que mais têm ganhado a atenção da midia. Porém, nos últimos dois anos tivemos muitas surpresas. Em 2009, Valsa com bashir, o favorito para esta categoria naquela época, foi batido por “a partida” (departures). O mesmo ocorreu em 2010, quando a “Fita branca”, que era dado como ganhador certo, foi surpreendido pelo maravilhoso “O segredo de seus olhos”.

Este ano, em comparação aos anteriores, a corrida esta mais acirrada, ficando mais difícil de dar um palpite antecipado sobre um possível ganhador. A título de comparação, o filme “os miúdos estão bem” foi o filme com menor número de indicações dos dez que concorrem a categoria de melhor filme (recebendo 4) enquanto que “Um sonho possível” obteve apenas duas indicações no ano passado. Creio também que seja a primeira vez que vemos títulos tão diversificados, contando com drama, ficção científica, faroeste e desenho animado.

Para a lista completa dos filmes indicados ao Oscar, clique aqui.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s